Serviços - Tecnologia de Polímeros



Desde 2005 a Quimlab vem desenvolvendo projetos relacionados com polímeros apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Entre os polímeros pesquisados está a Poliacrilonitrila (PAN) largamente empregada na produção de fibras têxteis e fibra de Carbono (FC). Como resultado destas pesquisas a Quimlab montou um moderno e completo laboratório piloto para conformação e ensaios de polímeros termoplásticos, que conta com os seguintes recursos. 

a) Extrusora monorosca com cilindro bipartido, rosca de 16mm de diâmetro, 4 zonas de aquecimento, zona de degasagem, funil de alimentação por gravidade ou automático. Capacidade 3kg/h. Permite as seguintes conformações:
Tarugos até 12mm de diâmetro
Fitas de 1mm de espessura até 2,5mm com largura até 25mm
Tubo de 12mm de diâmetro com 1,5mm de parede
Filmes contínuos de 100mm de largura, com estiramento até 5μm para PE e PP

b) extrusora multifilamento com cilindro bipartido, rosca de 16mm de diâmetro, 6 zonas de aquecimento, zona de degasagem, 2 zonas de estiragem a quente, bobinadeira, funil de alimentação por gravidade ou automático. Capacidade 3 kg/h. Permite as seguintes conformações:
Produção de cabos contínuos de 72 a 144 filamentos de 5 a 500μm de diâmetro para PP e PE

c) Calandra laminadora composta por 3 cilindros Ø 168 x 350mm de largura, puxador com 2 cilindros emborrachados, esteira de resfriamento com 4 rolos de alumínio e bobinador. Possui cabeçote próprio para chapa plana tipo flat die largura 350mm, abertura regulável de 0,3 a 2,0mm de espessura. 

d) granulador para produção de pellets com capacidade de 2kg/h

e) Puxador contínuo de tarugos, tubos ou fitas com banho de água para resfriamento

Extrusora multifilamentos

Extrusora multifilamentos

Puxador de monofilamentos

Puxador de monofilamentos e tarugos


f) Injetora Pic de 35T, capacidade de injeção até 30g, possui rosca de 25mm, 4 zonas de aquecimento e molde para injeção de corpos de prova para ensaio de tração.

g) Equipamento computadorizado para ensaio de tração EMIC com capacidade até 25kN com garras diversas e extensômetro.

h) Equipamento DSC Shimadzu para determinação de ponto de fusão, transição vítrea e degradação de polímeros, faixa de temperatura até 600°C em atmosfera de ar ou inerte. 

i) espectrofotômetro FTIR Varian com dispositivo ATR, faixa de 300 a 10.000cm-1, para caracterização. 

j) espectrofotômetro Varian Cary 100 para determinação de transmissão e transparência de filmes poliméricos na região de 190 a 900nm. 

k) Cromatógrafo de Permeação em Gel (GPC) para análise de distribuição de peso molecular de polímeros.

Produção de Pellets

Produção de Pellets

Pellets

Pellets de Poliacrilionitrila Termoplástica (Thermpan)

l) Laboratório de polimerização piloto com capacidade de produção de 10kg/h de copolímeros com até 3 componentes, dotado de reator, unidade de recuperação de monômeros, sistema de filtração a vácuo e secagem.

Reatores de Polimerização

Reatores de Polimerização Vitrificados

Reator de polimerização

Reator de polimerização em aço inox

Copyright 2002 © Quimlab Química & Metrologia. Todos os direitos reservados.